Região é responsável pela produção de 14% de todo o estado. Segundo a Cati, a primeira colocada foi Guaratinguetá.
Por G1 Vale do Paraíba e Região
A região do Vale do Paraíba é a maior produtora leiteira do estado de São Paulo. O levantamento da Coordenadoria Técnica Integral (Cati) foi feito com os leites dos tipos A e B, certificados pelo Ministério da Agricultura. A aponta que a produção de leite no Vale representa 14% de todo estado.
A produção é dividida em 40 regiões e a de Guaratinguetá - primeira colocada de São Paulo - envolve 18 municípios. Ainda segundo o estudo da Cati são cerca de 130 milhões de litros por ano e aproximadamente 60% da produção é de uma cooperativa da cidade.
"Um crescimento de algo na casa dos 70% na captação. A cooperativa procura dar um suporte na assistência técnica e na venda dos materiais ao cooperados para ser usado nesse incremento da produção", afirmou o presidente da cooperativa, Pedro Guimarães.
Além de Guaratinguetá, a região de Pindamonhangaba que abrange 21 cidades é a terceira maior produtora de São Paulo, com quase 90 milhões de litros de leite. Para o diretor da Cati, o Vale alcançou esse resultado pela organização dos produtores e os investimentos em tecnologia.
"O que precisamos talvez nesses próximo anos é investir em qualidade de produto, do meio ambiente, dos trabalhadores e das famílias proprietárias que produzem leite", contou Jovino Pereira.
O produtor de leite, Benedito Guimarães, investiu em um novo sistema há um ano e a produção de 2,3 milhões de litros de leite por ano deve aumentar com essa modernização. " A gente espera uns 10% de aumento à medida que for implantado o sistema na maior parte do rebanho, porque hoje está em apenas um terço", contou
Komentarze